Os cuidados que os médicos devem ter com postagens em redes sociais

Prescrição: cautela. Postagens nas redes sociais podem comprometer o seu trabalho.

Todos temos opiniões, e não são só os médicos que compartilham nas redes sociais os seus pontos de vista sobre tópicos polêmicos, como vacinas, pandemia, política e assuntos gerais.
Infelizmente, essas postagens nem sempre são bem recebidas. Na verdade, segundo o Physicians Behavior Report 2023 do Medscape, 21% dos médicos referiram ter testemunhado comportamentos inadequados de outros médicos nas redes sociais, sendo uma das infrações mais graves a contraindicação de vacinas para prevenir a propagação da covid-19, com a alegação de que causam incapacidade e morte.
Se você é um usuário regular das redes sociais, é válido ressaltar: suas postagens são inteiramente de sua responsabilidade, especialmente se estiver buscando outro emprego, pensando em mudar de cidade ou país, ou até mesmo planejando abri seu consultório particular.
"Sabemos que a maioria das plataformas das redes sociais não oferecem privacidade", disse Chris Mursau, presidente da TopGrading, empresa sediada em Lake Forest, nos Estados Unidos, que auxilia outras empresas a formar equipes de liderança de alto nível. "Qualquer um pode acessar o que você posta, e o que você compartilha em uma sexta à noite em um barzinho com amigos pode ou não ser apropriado para o público geral".
O Medscape convidou Chris e outros dois headhunters especializados em recursos humanos na área da saúde para avaliarem quais postagens podem atrapalhar projetos de carreira e o que deve ser feito agora para ajustar a presença nas redes sociais, caso alguém tenha publicado mensagens controversas.

Suas postagens podem não estar em sintonia com a comunidade
Tudo o que você compartilha, especialmente em plataformas públicas como o X e o Instagram, pode impactar você, seus pacientes e sua posição na sua comunidade.
"O que você publica reflete em sua reputação na comunidade", disse Taylor Brewster, sócio-gerente de marketing da Human Resources for Health, uma empresa de programas de recursos humanos sediada em San Ramon, nos EUA, especializada em contratação e acompanhamento de desempenho na área da saúde. "Claro, você tem direito de postar o que pensa no X, mas isso irá repercutir na forma como os seus funcionários e pacientes o veem".
Dadas as diversas publicações feitas por médicos, tornou-se ainda mais importante estar atento sobre o que você expressa nas redes sociais.
"Por exemplo, tenho um cliente cujos seguidores são 85% falantes de espanhol", disse Aeneas Robinson, gerente de grupo e executivo de contas de psiquiatria da Barton Associates, uma empresa de recrutamento de profissionais de saúde com sede em Peabody, nos EUA. "Neste caso, não quero contratar um profissional de saúde que publique conteúdo controverso sobre segurança na fronteira dos EUA com o México ou faça comentários negativos sobre imigração".
"Os médicos só tratam pacientes com uma determinada ideologia política? Eu diria que não", comentou Aeneas. Contudo, "se você expressar suas opiniões políticas de forma muito enérgica nas redes sociais, isso pode levar pacientes com opiniões diferentes das suas a não quererem ser atendidos por você".
A melhor estratégia, disse Chris, é pensar no impacto que as suas publicações terão nos seus pacientes, nos casos que você acompanha, no seu consultório e na sua reputação como médico.

O seu iPhone é um portal aberto
Considere que qualquer headhunter que queira saber mais sobre quem você é quando não está de jaleco branco pode acessar informações a seu respeito com apenas um toque, bastando ter um smartphone.
"Sempre que eu adicionar o número de um médico à minha agenda telefônica, mesmo que não tenhamos contatos em comum, ele aparecerá em todas as minhas plataformas de mídia social; e se os perfis dele forem públicos, poderei visualizá-los", disse Aeneas. "Se alguém tem algo em seu perfil que não se alinha aos valores ou à mensagem que a instituição está tentando promover, isso pode prejudicar um pouco sua imagem".
A maioria dos headhunters seguirá a recomendação de Aeneas. Eles analisarão suas redes sociais antes de iniciar o processo de entrevista para um emprego, como o de médico substituto temporário. Isso é especialmente relevante se você estiver situado longe da equipe de recursos humanos, for um médico relativamente novo ou tiver uma presença marcante nas redes sociais.
"As contas das redes sociais são algo que qualquer gerente de contratação deve considerar", disse Taylor. "Quando você está pensando em contratar alguém, é difícil saber o teor das declarações que essa pessoa está postando. Tudo se resume ao potencial que estas postagens têm de prejudicar o desempenho profissional".

Mantenha um tom profissional nas postagens
Em última análise, estando você em busca de uma mudança de carreira ou não, uma boa regra a seguir é que a sua presença nas redes sociais seja tão bem fundamentada quanto o seu perfil no LinkedIn.
"Na verdade, a sua marca pessoal deve ser consistente em todas as suas plataformas de redes sociais", disse Chris. "Use o LinkedIn como exemplo do tom que você quer manter em todos os seus canais de mídia social, e isso irá lhe ajudar durante toda a sua carreira".
Outra maneira fácil de refletir sobre isso é considerar sua presença nas redes sociais com a mesma seriedade dedicada ao seu curriculum vitae, disse Aeneas.
"É importante garantir que suas redes sociais reflitam o que você tem de melhor", disse Aeneas. "Na verdade, oriento os profissionais de saúde a considerarem as redes sociais como o novo curriculum vitae digital".
Basta estar consciente sobre o que você posta ao utilizar sua plataforma favorita.
"A minha regra de ouro é: se precisarem ponderar sobre o que vão postar, então não postem...", disse Aeneas.
Lambeth Hochwald é uma jornalista que mora em Nova York e fala sobre saúde, relacionamentos, tendências e questões relevantes para as mulheres. Ela também é professora de longa data no Arthur L. Carter Journalism Institute da New York University (NYU).
Este conteúdo foi originalmente publicado no Medscape