Chegar ao hotel e correr pra piscina! É quase que automático, não é?!
Mas isso pode esconder um perigo pouco falado: a exposição ao cloro!
O cloro é rapidamente absorvido pela pele e entra na corrente sanguínea, a exposição prolongada ao cloro e seus subprodutos pode ter impactos negativos na saúde, especialmente em crianças. Estudos apontam que o cloro pode afetar a função tireoidiana e alterar a produção de glutationa, um potente antioxidante. Muitas crianças estão apresentando disfunções na tiroide por conta da exposição a piscinas com cloro. O cloro interfere a função tireoidiana ao competir com o iodo, um mineral essencial para a produção de hormônios tireoidianos.
Alem disso, é um agente irritante que pode causar problemas de pele, como secura e eczema, e irritar os olhos, causando vermelhidão e desconforto.
Para minimizar os efeitos nocivos do cloro, recomenda-se a aplicação de óleo de coco e vitamina C na pele antes e após nadar em piscinas cloradas. A vitamina C pode neutralizar o cloro. Misture vitamina C em pó com água para fazer uma solução que pode ser borrifada na pele e cabelo antes e após nadar. Isso ajuda a desativar o cloro residual, minimizando sua absorção e efeitos irritantes. É super simples: um copo de água mineral com uma colher de chá de ácido ascórbico. Mistura bem e transfere para um borrifador. Depois de usar, pode armazenar na geladeira.
Inclua mais alimentos com Iodo após a exposição à piscina com cloro, seja em casa, no hotel ou até mesmo após a natação.
Suplemente magnésio ou faça banhos com sal de Epson após a exposição ao cloro.